Ultimas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Policia investiga possíveis causas do incêndio no Sítio Calabaço último domingo em Lavras


A Polícia está investigando as possíveis causas do incêndio que atingiu uma grande plantação de bananas no domingo (29), em Lavras da Mangabeira, mas, ao que tudo indica, o incêndio teve origem acidental, o que, infelizmente, é muito comum em situações de grande escassez hídrica como a que temos que conviver atualmente. Atitudes irresponsáveis aliadas à condição de vegetação seca facilitam a propagação do fogo. Entre os agentes causadores dos incêndios, estão a prática de jogar pontas de cigarros acesas à beira de estradas e o uso de queimadas nas atividades agrícolas convencionais.

O incêndio do último domingo atingiu uma área de doze hectares de banana, os maiores prejuízos foram registrados no sítio Calabaço. No início deste ano, estas áreas já tinham sofrido grandes perdas, quando um vendaval devastou a maior parte dos bananais do município. Segundo os produtores, o prejuízo decorrente do incêndio é estimado em R$ 300 mil reais, uma vez que cerca de 50.000 mil pés de banana foram totalmente destruídos.

O produtor rural Otácio Machado Fiúza diz ter presenciado o início do incêndio e ainda fez esforços para apagar as chamas, mas não conseguiu. “O fogo começou por volta do meio-dia de domingo. A área estava em ponto de colher, mas o incêndio destruiu tudo. Liguei a bomba para tentar salvar, mas o motor parou e tive perda total”, lembra.
Dois dias depois do incêndio, uma equipe da TV Verdes Mares Cariri foi ao local e constatou que o calor ainda é muito forte na região. O cultivo da banana, principalmente, da variedade pacovan, é a principal atividade econômica do município, que abastece todo o interior do ceará, além de outros estados.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Lavras na Mídia - Onde você se conecta! - Lavras da Mangabeira/CE