Ultimas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Prefeito e Secretária de Educação participam do Evento de Assinatura de Repactuação do MAIS PAIC


A Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira representada pelo Prefeito Dr. Tavinho e a Secretaria Municipal de Educação representada pela Secretária Nenenzinha Mangueira estiveram participando nesta última segunda-feira (14/12), do Evento de Assinatura de Repactuação do Mais Paic foi realizado no Palácio da Abolição em Fortaleza.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), criado em 2007 no estado se tornou base para a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Governo Federal. Em 2016, a educação cearense mais uma vez se reinventa e sai na frente com uma nova versão do PAIC: o MAISPAIC.

“Vamos incluir as crianças do 6º ao 9º ano, ampliando o programa para mais de 1,3 milhão de estudantes. Hoje o PAIC é uma política pública nacional graças aos bons resultados obtidos no Estado. O próprio ministro da Educação, Aloizio Mercadante, visitou alguns dos municípios que apresentaram importantes resultados para utilizá-los como referência nacional”, anunciou o governador Camilo Santana, ao receber o ministro na solenidade juntamente com secretários estaduais de Educação da Região Nordeste e prefeitos cearenses.

Aloizio Mercadante confirmou o destaque do Ceará na área da Educação e disse que o estado foi fundamental na implantação do PNAIC, sendo o único da Região Nordeste que apresentou resultado acima da média nacional. “Montamos o PNAIC inspirados no Ceará, que é hoje o estado do Nordeste com média acima da desejada. É o primeiro da região em leitura e matemática”, celebrou. Antes, o programa que garante o aprendizado das crianças na idade certa no estado atendia a aproximadamente 821.900 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1, das escolas dos 184 municípios cearenses. Com a expansão em 2016, serão mais 494.400 alunos do Ensino Fundamental 2, que também entrarão na conta do MAISPAIC.

Além de participar do lançamento do MAISPAIC, O Prefeito Dr. Tavinho e a Secretária Nenenzinha Mangueira, e demais secretários municipais, diretores, professores, entre outros presentes, também puderam conhecer como vai funcionar o novo ciclo do PNAIC na Região Nordeste. O Plano atua hoje como um compromisso formal assumido pelo Governo Federal com os governos do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar a alfabetização na idade certa das crianças que frequentam escolas de toda a rede pública brasileira.

Dentro da nova proposta para 2016, a União quer promover a reestruturação dos comitês gestores e estimular a formação de equipes regionais; garantir o reconhecimento e a valorização dos profissionais e instituições envolvidos no esforço de alfabetizar na idade certa; além de melhorar a formação dos professores envolvidos em todos os níveis de atuação junto aos alunos.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Lavras na Mídia - Onde você se conecta! - Lavras da Mangabeira/CE