Ultimas

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Comunidade Católica reverencia seu padroeiro em Lavras da Mangabeira


Nesta última terça-feira, dia 05 de Abril, a Comunidade Católica de Lavras da Mangabeira, reverenciou com todo fervor, o seu padroeiro, São Vicente Ferrer.

As festividades aluzivas a São Vicente Ferrer foram abertas oficialmente no último dia 31 de Março e deverão ser encerradas no próximo dia 10 de Abril, Domingo.

Apesar do dia 05 de Abril ser dedicado ao Padroeiro de Lavras da Mangabeira, São Vicente Ferrer, o Comércio Varejista e Atacadista, como também as agências bancárias e casa lotérica, funcionaram normalmente.

Ontem foi Ponto Facultativo no Município de Lavras da Mangabeira e apenas as Escolas das Redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino, não funcionaram na data.
São Vicente Ferrer nasceu em Valência, na Espanha, em 1350. Era filho de Guilherme Ferrer e Constância Miguel. De família nobre, Vicente foi o quarto filho do casal. Seu irmão, Bonifácio Ferrer, foi Superior dos frades Capuchinhos e realizou importantes missões diplomáticas para o antipapa Bento XIII. Sua vida é um testemunho de que a ciência e a sabedoria não são contrárias à fé, mas sim a complementam.

Vicente Ferrer faleceu em Vannes Bretanha, em 05 de Abril de 1419, e foi canonizado na igreja dominicana de Santa Maria Sopra Minerva, em Roma, a 3 de Junho de 1455, pelo Papa Callistus III. Porém, sua festa celebrada no dia 6 de abril só foi autorizada pelo Papa Pio II, em 1458.

Depois de sua profissão religiosa, que aconteceu em 1368, até chegar o tempo de ele ser ordenado padre, em 1374, São Vicente ensinava filosofia e estudava teologia nas regiões de Lérida, Tolosa e Barcelona. Com um conhecimento da exegese bíblica que chegava à perfeição e, igualmente, possuindo um profundo conhecimento da língua hebraica, ele voltou para Valência em 1373. Lá, lecionou teologia, fez inúmeras pregações, escreveu suas obras e aconselhou aos que o procuravam. Durante um período de seca na região, São Vicente ficou famoso ao prever que navios carregados de grãos chegariam à região.

São Vicente Ferrer foi um dos santos que mais trabalhou pela conversão dos judeus e dos muçulmanos. E ele fez isso com todo o seu coração. Alguns historiadores chegam a afirmar que converteu cerca de 25.000 judeus e mais de 8.000 islamitas.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Lavras na Mídia - Onde você se conecta! - Lavras da Mangabeira/CE