Ultimas

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Barramentos irregulares prejudicam perenização do Riacho do Rosário em Lavras

Imagem Ilustrativa. Fonte: Internet.

A grande quantidade de barramentos com sacos de areia ao longo do riacho do rosário, em Lavras da Mangabeira está impedindo que a água que está sendo liberada pela comporta do Açude Rosário chegue até o Sítio Logradouro, apesar do volume de 110 Litros por segundo que estão sendo liberados.

A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos-COGERH, Gerência Regional Crato já foi informada e deverá iniciar a fiscalização ao longo do Riacho do Rosário com o objetivo de notificar e punir quem estiver realizando barramento no leito do Riacho, o que é proibido por lei.

Dezenas de agricultores que possuem áreas irrigadas localizadas às margens do Riacho do Rosário nos Sítios Buxaxá, Cantinho, Calabaço, Mulungu, Melancias e Logradouro, já estão bastante preocupados com a possibilidade de perder as suas lavouras por falta d’água para irrigação, já que os barramentos viraram rotina, e água que está sendo liberada só está dando para atender os agricultores e irrigantes que possuem áreas localizadas próximas ao açude rosário.

A irrigação por inundação e o plantio de novas áreas, estão proibidos. Agora, os produtores terão que providenciar a troca dos sistemas de irrigação por inundação por sistemas de irrigação mais eficientes como microaspersão e gotejamento, que economizam bastante água.

Os irrigantes terão que passar a realizar a irrigação de suas áreas durante o período noturno, onde a perca da água por evaporação é bem menor em relação ao turno de irrigação realizado durante o dia sob o sol forte e ventos.

Com informações de Furtado Guedes.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Lavras na Mídia - Onde você se conecta! - Lavras da Mangabeira/CE